segunda-feira, maio 11, 2009

Você sabe dizer "NÃO"?

Paz de Cristo!!!

Você tem se sentido sufocado com inúmeros afazeres? Sente que as pessoas não lhe tratam com respeito? Ou, quem sabe, sente-se pressionado a fazer o que os outros desejam, submetendo-se a situações que não gostaria? Talvez você tenha perdido a capacidade de dizer "NÃO"!
Nem sempre podemos dizer "SIM" aos outros. Se quisermos ter uma vida emocional saudável, precisamos compreender isso. Algumas pessoas sentem-se obrigadas a atender toda e qualquer demanda. Estar desponível aos outros é uma atitude louvável, pois demonstra altruísmo, mas, deixa de ser uma atitude sadia quando a pessoa esquece de si mesma.
Quantas vezes você não conseguiu dizer "NÃO" a uma situação? Seu corpo precisava descansar, mas você foi assim mesmo, aos trancos e barrancos... queria ficar com seus filhos, que também queriam a sua companhia, mas você precisava cumprir 3 compromissos num dia só... ah, o ativismo!!
E o que dizer das pessoas que só se aproximam de você para sugar? Como um caminhão de lixo, entornam todos os problemas em você. Depois vão embora, resolvem suas questões, ficam bem, como se nada tivesse acontecido e você fica mal, aborrecido, doente, pois tomou partido de alguém.
Elas vêm a você com seus queixumes, reclamações, murmurações. Escutam, mas não dão ouvidos aos seus conselhos. Depois, retornam, com a mesma história de sempre. Quanto desgaste!
Mas, infelizmente, você tem participação nisso. Você se disponibiliza para sentar e ouvir lamúrias sem fim, sendo que você mesmo não tem ninguém com quem compartilhar seus problemas. Afinal, todos a sua volta parecem estar com muitos e muitos problemas. Eles sim, sabem dizer não!

Qual o problema em dizer: "Agora não posso... Depois eu faço... Hoje não, estou cansado... já tenho atividades demais, não posso me comprometer com este departamento"... Por que tanta dificuldade em compreender que você não pode tudo? Não pode estar em todos os lugares, resolvendo as questões de todo mundo, fazendo tudo ao mesmo tempo!!!
Entregue a Jesus este fardo, esta carga, este sobrepeso! Ele mesmo nos deu o exemplo a este respeito. Jesus atendia multidões, mas às vezes se retirava, ficava só, para orar, falar com Deus e ouvir a Sua voz, sem interferências. Era o momento do "NÃO"!

Respire! Pare um minuto! Dê um tempo para si mesmo, organize seu pensamento! Deixe a "multidão" por alguns momentos! Se você não estiver bem consigo mesmo, como poderá ajudar aos outros?

Lembre-se: devemos amar aos outros como a nós mesmos!

Para sua meditação: Eclesiastes 2

Um abraço!!!

3 comentários:

CarinA disse...

É isso aí Tati, qndo alguém vier murmurar a gente canta: Lança sobre Ele... hehehe... Texto abençoado. Bj

Ligia Moraes Araújo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ligia Moraes Araújo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.